Astrônomo explica que clarão que cruzou Carinhanha e Malhada é lixo espacial reentrando na atmosfera
O fenômeno foi registrado por moradores das cidades de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Malhada, Carinhanha, Feira da Mata, Juvenília.
CARINHANHA — Um clarão visto em algumas cidades da região sudoeste e Norte de Minas, no início da noite de quarta-feira (14), chamou a atenção dos moradores, que fizeram o registro e compartilharam nas redes sociais.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
O fenômeno foi registrado por moradores da zona rural de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Malhada, Carinhanha, Feira da Mata, Juvenília, no Norte de Minas, e Brasília. Clarão deixou muita gente intrigada, principalmente os mais céticos.
O diretor do Clube de Astronomia, Marcelo Domingues, explicou que o fenômeno é decorrente de lixo espacial reentrando na atmosfera. Ele disse que esses detritos podem ser pedaços de satélites ou foguetes que caem de forma descontrolada, geralmente em áreas desabitadas, reduzindo riscos à população.
Marcelo ressaltou que, apesar de raras, observações como essa são uma sorte para quem as presenciam.