Centenas de fiéis sobem o Cruzeiro de Palmas de Monte Alto
A peregrinação começa em plena madrugada da Sexta-feira da Paixão, atraindo crianças, jovens e adultos, em Palmas de Monte Alto.

PALMAS DE MONTE ALTO – Há 121 anos acontece a tradicional subida ao Alto do Cruzeiro, em Palmas de Monte Alto, na região sudoeste da Bahia. A peregrinação começa em plena madrugada da Sexta-feira da Paixão, atraindo crianças, jovens e adultos.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Durante todo o dia, cerca 6 mil pessoas sobem o morro no portal do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos. O parque é conhecido por sua rica biodiversidade, com diversas espécies endêmicas dos ecossistemas de transição Caatinga-Cerrado, além de cachoeiras e nascentes.
A tradição ada de geração a geração em subir a Serra do Cruzeiro na Semana Santa faz do local um ponto turístico temporário. Os peregrinos vão à serra pagando promessas pelas graças alcançadas e outros para irar a bela paisagem do município.
Olhando de baixo, parece simples, porém a subida dura cerca de 90 minutos e exige muito esforço físico, no entanto, a vista de cima é um verdadeiro colírio. São três cruzeiros, contudo, o mais visitado é próximo à Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens, fundada por Francisco Pereira de Barros (Pereirinha).
A Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens foi elevada para Santuário Diocesano de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens. A construção histórica foi construída no século XVIII, anos de 1742, e é popularmente conhecida como Rainha do Sertão.
No local são encontradas imagens de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens e do Senhor Morto, trazidas de Portugal quando o Brasil ainda era Colônia.