Vereador denuncia caos na Unacon em Caetité
O parlamentar inicia dizendo que o prefeito Valtécio Aguiar dizia que o problema era a Fundação Terra Mãe, então tirou com truculência.
CAETITÉ — A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em Caetité, na região sudoeste da Bahia, tem enfrentado situação caótica que prejudica os atendimentos de saúde em diversas cidades da Microrregião de Guanambi.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A unidade é referência em tratamento oncológico para mais de 43 municípios com uma população de quase 800 mil habitantes, mas enfrenta dificuldades desde que houve interferência por parte do município.
A denúncia foi feita pelo vereador Rodrigo Gondin em um vídeo compartilhado nas redes sociais na quarta-feira (14). O parlamentar inicia dizendo que o prefeito Valtécio Aguiar dizia que o problema era a Fundação Terra Mãe, então tirou com truculência do gerenciamento.
Gondin afirma que foi feita a troca pelo Instituto Provida, mas, mais de 90 dias depois, o resultado é um desastre. “A UNACON chegou ao extremo. Corre um sério risco de fechar, e a situação é crítica. O povo está sofrendo, está precisando de saúde, de atendimento, de respeito. É urgente! Uma providência precisa ser tomada”, diz o vereador.
Conforme Rodrigo, o prefeito foi alertado da situação, porém ignorou. Ele disse que não dá para deixar como está. “Nós, vereadores, estamos aqui, atentos e presentes, lutando por soluções reais.” A população não pode mais esperar!”, lamenta.
O vereador encerra perguntando quem vai assumir a conta, já que o prefeito sumiu. Enquanto isso, ele disse que o povo está sofrendo. “Quem prometeu resolver agora precisa responder, povo de Caetité exige respeito. Na hora de prometer, o prefeito apareceu”, encerrou.