Estudantes denunciam racismo no IF Baiano — Campus Guanambi
Colegas deram todo o e emocional para a vítima, porém o Campus ainda não se manifestou e nem teria dado qualquer apoio psicológico.

GUANAMBI — Estudantes do 1º BII do curso de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi, na região sudoeste da Bahia, denunciaram um caso de racismo contra uma colega, supostamente praticado por um aluno 1º AII.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Segundo relatos de estudantes ao Portal Folha do Vale, depois da discussão envolvendo os alunos da instituição, a estudante ouviu que, além de ser mulher, também era preta. O episódio teria ocorrido dentro do Campus , deixando a vítima totalmente sem chão.
Colegas afirmam que deram todo o e emocional para a vítima, porém o Campus ainda não se manifestou e nem teria dado qualquer apoio psicológico — apesar de o serviço ser oferecido pela instituição.
Diante da situação, os alunos do 1º AII emitiram uma nota de repúdio, denunciando o caso de racismo. Eles citam que é indispensável reforçar o posicionamento dos alunos da turma, deixando claro que não há posicionamento plausível senão a repulsa absoluta ao racismo, que se manifesta das mais variadas formas.
“O que alguns, por não compreenderem a natureza do racismo e como ele está enraizado e sistematizado em nossa sociedade, consideram brincadeira, na verdade, não a de discriminação. Não existe brincadeira que envolva preconceito, principalmente o racismo, que persiste na sociedade brasileira há mais de 500 anos”, diz um trecho da nota.
A nota encerra solicitando providência exemplar dos órgãos competentes do Campus, esclarecendo que não basta apenas não ser racista, é necessário ser antirracista, combater ativamente o racismo e conscientizar sobre o porquê dessa prática ser inaceitável.
O Grêmio Estudantil Luzia Pereira Borges também emitiu uma nota na segunda-feira (27), expressando o mais profundo repúdio ao ato de racismo ocorrido recentemente dentro do campus, envolvendo uma colega. A nota diz que racismo é crime, além de ser violência que fere, exclui e silencia.
“Não podemos e não iremos nos calar diante de situações como essa. Reafirmamos nosso compromisso com a luta antirracista, com o respeito à diversidade e com a construção de um ambiente escolar seguro, justo e acolhedor. Nos solidarizamos com a estudante afetada e exigimos que a instituição tome as medidas cabíveis para garantir a responsabilização dos envolvidos, além da promoção de ações educativas e preventivas contra qualquer forma de discriminação”.
O Grêmio reforça o compromisso e afirma que acompanhará de perto o caso, reafirmando a postura firme contra qualquer ato de racismo ou discriminação dentro e fora do ambiente escolar.
Em resposta à reportagem da Folha do Vale, Carlito José de Barros Filho, diretor do IF Baiano-Campus Guanambi, disse que estava em viagem, mas nesta terça-feira (27), irá ouvir os envolvidos sobre o caso.
NOTA DE REPÚDIO – 1° AII 2025:
Diante do caso de racismo envolvendo um aluno do 1º AII, a turma emitiu uma nota informando ser indispensável reforçar o posicionamento de nós, alunos da turma. E não poderia ser diferente: não há posicionamento plausível senão a repulsa absoluta ao racismo, que se manifesta das mais variadas formas.
O que alguns, por não compreenderem a natureza do racismo e como ele está enraizado e sistematizado em nossa sociedade consideram brincadeira, na verdade não a de discriminação. Não existe brincadeira que envolva preconceito, principalmente o racismo, que persiste na sociedade brasileira há mais de 500 anos.
O racismo é institucionalizado, estrutural, e nós, como cidadãos conscientes, devemos condenar veementemente qualquer manifestação racista, por mais “pequena” que possa PARECER. As microagressões cotidianas são a materialização de um problema muito maior.
Reafirmamos nosso posicionamento: O 1º AII É ANTIRRACISTA! Temos AVERSÃO ao racismo e aos racistas.
Esperamos uma providência exemplar dos órgãos competentes do Campus. Lembramos que não basta apenas não ser racista, é necessário ser antirracista, combater ativamente o racismo e conscientizar sobre o porquê dessa prática ser inaceitável.
Nosso total apoio a vítima! E lembre-se, você não está sozinha!✊🏿
Atenciosamente,
1º AII – 2025
Sobre a matéria de racismo no IFbaiano, não podemos calar,vamos acompanhar de perto essa situação, se o responsável da instituição não levar a sério vamos denunciar em todas as instituições jurídicas sobre o crime praticado pelo aluno e o comportamento do IF baiano caso não dê atenção.
Sobre a matéria de racismo no IFbaiano, não podemos calar,vamos acompanhar de perto essa situação, se o responsável da instituição não levar a sério vamos denunciar em todas as instituições jurídicas sobre o crime praticado pelo aluno e o comportamento do IF baiano caso não dê atenção.