Luan do Povo é situação ou oposição?

Na visão dessas pessoas, digamos 'curiosas', o parlamentar tem se distanciado e se apresentado como independente.

Vereador Luan do Povo.

CARINHANHA — Andando pelas ruas da cidade de Carinhanha, principalmente no período da manhã, quando faço minha corrida diária, sou parado por pessoas que acompanham meu trabalho. Afinal, cubro a política da cidade há 20 anos.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Sem dúvida nenhuma, Luan Leite de Brito, conhecido como Luan do Povo, mais votado na eleição ada, está na boca do povo. Afinal, ele foi eleito no palanque da prefeita Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT), mas isso ainda não está claro se ele é oposição, situação ou neutro.

Na visão dessas pessoas, digamos ‘curiosas’, o parlamentar tem se distanciado e se apresentado como independente. O comportamento do vereador nos primeiros cinco meses de istração é um sinal de que ele não deve seguir firme.

Das 11 cadeiras ocupadas, 6 são da situação e 4 da oposição. Luan se mantém indefinido. Os colegas avaliam que Luan poderá ficar isolado no grupo, já que se comporta como opositor.

“Não existe nenhum governo perfeito, mas ele foi eleito no nosso grupo. Ele [Luan] tem um potencial muito grande, mas se não tiver maturidade se transformará em Fábio Guerra e Dardian Morreira”, lembra um colega.

Para alguns colegas, Luan tenta se colocar como alguém livre para ganhar notoriedade para 2028, porém enfrentará resistência. “O PT coloca candidato do grupo e seu distanciamento dificulta, no entanto, ele não entendeu isso ainda”, disse outro colega.

Carinhanha ainda tem três grupos políticos, liderados por Chica do PT, Léo do Luana e Piau. Ainda na visão do oposicionista, Léo do Luana é o nome mais sólido e não abrirá mão para um novato.

Até o momento, não se sabe se Piau colocará o nome novamente na disputa, até porque ainda é muito cedo. Piau tem o filho Negão, que herdará seu legado político. O caminho mais curto seria Luan se manter no grupo, se aliar a Paiu ou tentar construir um mandato para voar alto no pleito de 28.

Ouvimos o vereador para tentar esclarecer a situação. “Todos sabem que fui eleito vereador pelo Partido Verde, integrante da Federação composta pelo PT, PV e PCdoB. Estive no palanque da prefeita reeleita, Chica do PT, deixando claro que faço parte da base de apoio ao governo municipal”, diz Luan.

“Só para relembrar, eu conseguir unificar toda a minha família em prol da reeleição da prefeita Chica do PT e da minha eleição, algo que nunca aconteceu na história política da Família de Joaquim de Té!”, lembrou.

Luan disse que isso não significa que ele deixe de cumprir seu papel constitucional de cobrar, fiscalizar, apresentar projetos de lei e debater diversos assuntos na tribuna da Câmara Municipal de Carinhanha. Ele afirma que o compromisso com a população está acima de qualquer alinhamento político.

Luan do Povo comenta que, inclusive, teve um veto da Prefeita a um projeto de lei no qual um nobre colega apresentou algumas emendas supressivas relacionadas à contratação.

“Eu votei a favor do veto da Prefeita. Apesar disso, não houve qualquer alteração na minha convivência com os demais parlamentares.Cabe ressaltar que manifestei meu voto favorável ao atual presidente da Câmara de Vereadores, sem qualquer tipo de objeção”, falou.

Procuro manter uma relação republicana com todos os vereadores. Como costumo dizer: “o político inteligente conversa com todo mundo.” Um bom exemplo disso é o próprio presidente Lula — seu maior opositor no ado hoje é seu vice-presidente.

Deixe seu comentário